sábado, 13 de julho de 2013

O MEDO

Será ou não uma história real… mas toda a gente tem medo, de ir fazer seja o que for pela primeira vez. Ainda me lembro bem de quando fui convidado para fazer uma leitura,  na eucaristia (missa) destinada as crianças da catequese. O medo apoderou-se de mim… quando chegou a hora, eu me levantei do lugar, fiz uma inclinação ao altar e fui para o ambão, local próprio a onde se proclama a palavra do Senhor, fiz a leitura, mas tremia com medo de me enganar.
   E eu que pensava que seria uma tortura para mim, quando acabei fiz novamente uma inclinação ao altar e dirigi-me para o local a onde estava e com um leve sorriso e com alegria nos olhos, porque tinha cumprido, o que para mim seria a maior tortura do mundo. Porque sempre pensei que ia fazer uma figura de tolo em frente a uma assembleia de fiéis e, ainda por cima a sua maioria crianças da catequese, já que a eucaristia era destinada as Crianças.
   Foi para mim um grande desafio, porque hoje não tenho medo de falar seja para muita ou pouca gente. Todos os medos se podem quebrar em nós e nos deixar em silêncio. Mas há coisas que eu ainda tenho medo de fazer e que me leva a uma tristeza profunda, essas coisas são as cerimónias funebres das pessoas que partem para o pai, e principalmente de pessoas conhecidos ou familiares dos meus amigos. apesar de saber que um dia farei essa longa viagem.

O MEDO

O medo!
É o inimigo número um do sucesso;
Prive-me de tirar proveito;
E oportunidade de Sucesso.
O medo!
Provoca doença…
E de fazer aquilo que devo fazer;
Para obter triunfo.
O medo!
Destrói a confiança…
A confiança é adquirida;
Ninguém nasce com confiança:
Nós ganhamos confiança em nós mesmos.
Fazemos as coisas que nós teme-mos…
É uma acção do medo;
É a invenção do medo que nos faz crescer:
Vamos conversar com a pessoa que teme-mos.
Logo veremos que é mais fácil…
Do que aquilo que imaginava-mos;
Nós temos medo da nossa aparência:
O medo é um teste.
Estudemos o tempo que gastamos…
Com as nossas preocupações;
Medo das pessoas:
Lembra-te, embora os outros valem muito,
Mas nós valemos mais de qualquer um deles,
Vamos todos perder o medo…
Dos outros e de nós própios.

Autor; Santa Cruz

9 comentários:

  1. Gostei do teu medo

    ...............

    ....
    E o mundo...
    Assusta-me...
    Sinto que ao meu redor
    Tanto se sofre...
    E gostava...
    De ter uma varinha
    Varinha de condão...
    E ver toda a gente a sorrir...
    .....................


    vem aí livro novo a falar-nos no Amor,vais concerteza gostar.


    beijos

    ResponderEliminar
  2. Diácono não sabe quão importante é a tua mensagem, eu sou uma pessoa que muito deixou de andar por medo,por se achar nada, por vergonha, ou sei lá mais o que a desculpa que dava, mas no fundo era só medo que fazia a insegurança tomar conta de mim. Obrigada por compartilhar adorei e obrigada de coração pelo seu comentário em minha página, abraços e muita paz Luconi

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga Lucone, desejaria visitar todos meus seguidores e fazer um comentário exclusivo. Mas como já são 725 seguidores, graças a Deus; não consigo pois tem o agravante da minha net ser lenta demais.
    Obrigada que você faz parte deste grupo maravilhoso que impulsiona a continuidade deste trabalho na blogfera.
    Mesmo com este comentário pronto, passei para te dizer que és muito importante e muito querida. Deixo este pensamento e caso não concorde com o comentário colado, fique a vontade para apagar.
    Com nossos pensamentos
    e palavras construímos
    o verdadeiro mundo em que vivemos..
    Por isso, nossa vida e
    nossa felicidade dependem,
    exclusivamente,de nossos pensamentos
    e de nossas palavras.
    Vigie o momento presente
    para que seu futuro seja feliz.
    Plante sementes de otimismo e
    de amor para colher, amanhã,
    os frutos da alegria e da felicidade.
    Desejo-te chuvas de bênçãos na tua vida hoje e sempre.
    Abraços
    Lourdes Duarte.

    ResponderEliminar
  4. Amigo José
    Achei muito interessante o teu texto (e o poema).
    Há muitos anos trabalhei na rádio, como locutora, e de vez em quando apresentávamos espectáculos em público.
    Lembro-me de que, a primeira vez que o fiz, antes do acontecimento eu só dizia: eu não sou capaz de enfrentar o público. Então um colega locutor, já com muita experiência, disse-me:
    É muito fácil, entras no palco e não olhas para ninguém. Passado um bocado, arriscas olhar, e vês como te sentes...
    Foi remédio santo. Segui o conselho e dali em diante nunca mais tive medo de enfrentar o público.

    Bom fim-de-semana.
    Beijinhos

    Mariazita

    ResponderEliminar
  5. Devemos agir como se ninguém estivesse nos vendo...Quando eu falo em público eu faço isto...

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  6. Olá meu querido amigo, realmente o medo é muito cruel connosco.
    Olhe eu conduzo dedes os meus 20 anos e tenho agora 64 trabalhei mais de 20 anos por conta propria era comerciante de peixe e inha de ir buscar a todas as lotas onde o comprava, acredite ainda conduzi sem carta mas Deus sempre esteve do meu lado porque nunca graças a deus tive uma batida, prezo-me ser boa condutora mas há 2 anos o meu marido esteve no hospital novo em Setúbal, então eu já não conduzia faz tempo, o hospital tem uma subida bem ingreme,e eu tinha muito medo chegava a ser pavor quando saia de casa de ter de emcontrar algum carro na súbida e eu ter de fazer uma coisa que faço com uma pena ás costas, que é o ponto de embriagem.
    Olhe meu querido de duas semanas que para lá caminhei todos os dias nunca, nunca tive de parar na subida ia e vinha sempre na desportiva, mas sabe os meus medos são só enquanto não saio de casa, peço desculpa do testamento... mas eu quando arranco nunca mais paro beijinhos de luz e muita paz.

    ResponderEliminar
  7. Estimado amigo Santa Cruz, o medo está por trás dos nossos fracassos, do isolamento social, no relacionamento problemático com os outros. Muitas pessoas não se libertam dos medos,têm medo de reviver o passado, do futuro, da velhice, da loucura e da morte. É por isso que temos de aprender a combater os nossos medos!

    Deixo aqui uma citação de Séneca, sobre o medo e que gostei muito de ler:

    "O Temor Combate-se com a Esperança.
    Não haverá razão para viver, nem termo para as nossas misérias, se fôr mister temer tudo quanto seja temível. Neste ponto, põe em acção a tua prudência; mercê da animosidade de espírito, repele inclusive o temor que te acomete de cara descoberta. Pelo menos, combate uma fraqueza com outra: tempera o receio com a esperança. Por certo que possa ser qualquer um dos riscos que tememos, é ainda mais certo que os nossos temores se apaziguam, quando as nossas esperanças nos enganam.

    Estabelece equilíbrio, pois, entre a esperança e o temor; sempre que houver completa incerteza, inclina a balança em teu favor: crê no que te agrada. Mesmo que o temor reuna maior número de sufrágios, inclina-a sempre para o lado da esperança; deixa de afligir o coração, e figura-te, sem cessar, que a maior parte dos mortais, sem ser afectada, sem se ver seriamente ameaçada por mal algum, vive em permanente e confusa agitação. É que nenhum conserva o governo de si mesmo: deixa-se levar pelos impulsos, e não mantém o seu temor dentro de limites razoáveis. Nenhum diz:
    - Autoridade vã, espírito vão: ou inventou, ou lho contaram.
    Flutuamos ao mínimo sopro. De circunstâncias duvidosas, fazemos certezas que nos aterrorizam. Como a justa medida não é do nosso feitio, instantaneamente uma inquietude se converte em medo."

    Séneca, in 'Dos Reveses'

    PS:

    Envie-me por favor o seu mail, não o tenho nos meus contactos e-mail.

    O meu mail:
    saozita.magalhaes33@gmail.com

    Termino desejando-lhe, assim como a todos que lhe são queridos uma óptima semana.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. meu pai costumava dizer que o medo é o único fantasma que existe... bju poeta

    ResponderEliminar
  9. Hoje fez-me bem ler o seu lindo poema. Tenho de aprender a não ter medo do que o futuro me reserva ...
    Peço desculpa da minha ausência mas a minha vida anda um pouco "embrulhada" deixando pouco tempo disponivel e pouca vontade de divagar pela net. Sempre que possivel virei visitá-lo.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar