segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A MORTE




A morte de uma pessoa de Família causa-nos grandes tristezas, a partida da casa de onde viveu, recorda-nos que não temos aqui morada permanente, mas que apenas somos peregrinos a caminho da Pátria Celeste, aonde viveremos eternamente junto de Deus Pai. A partida de um famíliar deixa-nos tristes, mas não devemos chorar a sua partida, porque Deus é amor e o seu amor por nós é eterno, por isso se estivermos preparados não devemos ter medo da vinda da morte, porque nós não partimos apenas passamos para o outro lado da rua, e deixamos de estar presente, mas o nosso amor pelos nosso famíliares nunca ser perde.


Vamos para junto de Deus Pai, ai vamos velar por aqueles que ainda peregrinam na terra, como todos sabemos, a nossa peregrinação na terra pode ser longa ou curta, não cabe a nós dicidir, só Deus a que sabe o tempo que vamos andar neste mundo belo criado por Deus, mas estragado pelo o homem e pelas suas ambições, Deus quando criou o mundo, criou para ser um mundo belo para todos os seres viventes, mas também na sua criação deixou escrito que todos os seres nascem e morrem. Não foi por acaso que São Francisco de Assis ao sentir o aproximar da sua morte pediu a dois amigos frades, para lhe cantarem um Salmo de confiança ao Senhor. Depois disse Louvado seja o Senhor pela nossa irmã morte da qual nenhum ser vivente pode escapar-se.

ADEUS
 
Este adeus não é eterno...
Porque eu não morri;
Apenas parti para para o outro lodo
E deixo de estar junto de vós.

A morte a mim não me diz nada...
Eu sou eu, e vós sois vós;
O que fui para vós ainda sou.


Dai-me o nome que sempre me deram...
E falai-me como sempre me quiseram falar:
Não mudeis o tom solene da vossa voz;
Continuem a rir, conforme nos riamos juntos.

Rezem e pensa em mim, e rezem comigo...
Que o meu nome seja pronunciado na vossa casa:
Como voçês queriam que fosse;
Sem nenhuma ênfase, e sem rosto de sombra.


A vida contínua a significar o que significou...
A vida continua a ser aquilo que era;
O cordão da minha união Convosco não se quebrou:
Eu estaria fora dos vossos pensamentos,
Apenas porque estou fora da vossa vista.

Mas eu não estou longe!
Apenas estou do outro lado da rua;
Já verão que tudo está bem comigo?
e descubram o meu coração,
E nele descobriram uma ternura mais pura.

Se me amam! Sequem as vossas lágrimas...
Eu não quero que choreis mais por mim:
Porque um dia nos encontraremos de novo;
Na Pátria Celeste, felizes na casa de Deus Pai.

Autor: Santa Cruz (Diácono Manuel Gomes)


Nota: O Texto é da minha autoria e o poema foi escrito baseado num texto escrito por Santo Agostinho.

 





 

10 comentários:

  1. AMIGO SANTA CRUZ. É COM ALEGRIA E SATISFAÇÃO QUE RETORNO PARA DIZER O QUANTO SUAS PALAVRAS SÃO BEM-VINDAS, PRINCIPALMENTE HOJE, QUANDO ESTIVE AO LADO DE UMA FAMÍLIA ENLUTADA.
    ABRAÇOS FRATERNOS.

    ResponderEliminar
  2. Oi amigo Santa Cruz.
    Tuas palavras são divinas.
    Obrigada por seguir meu blog.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. São palavras sábias, palavras que entram dentro do meu coração.
    Bem haja amigo.
    www.umraiodeluzefezseluz.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Olá, Santa Cruz
    Já experenciei a morte de entes mais do que queridos e cada uma traz uma tristeza enorme apesar de saber que todos vamos para a Vida Eterna... é humano!!!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderEliminar
  5. A morte é um passaporte para a vida.Porém, noutro plano ou dimensão.
    Nada mais natural.Aceitá-la com verdade e sem dramas.
    A tristeza,dor e saudade são manifestações de "alma".A morte física, é vida sublimada, aroma, frescura, transformação.
    Acredito na vida para além da morte, do mesmo modo que, a água se transforma em vapor e vice-versa.
    O seu poema é, se me permite, uma excelente reflexão.Uma "mini" ressurreição.
    Bem haja.

    ResponderEliminar
  6. Quem a gente ama vive eternamente.

    Um abraço,

    Suzana Guimarães - Lily

    ResponderEliminar
  7. Belíssimo meu amigo, a dor da separação não e fácil com certeza principalmente quando partem jovens demais....é só Deus mesmo para confortar.

    ResponderEliminar
  8. É preciso ter muita Fé para acreditar no seu texto, meu amigo.
    Desejo a si, e sua Família
    um Feliz e Santo Natal.
    Beijinho
    Irene Alves

    ResponderEliminar